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Se você como eu, já tem certeza que o que realmente quer é ingressar no setor público, saiba que a concorrência neste setor não é tão tranquila, vai ser preciso se esforçar e estudar bastante, neste blog vou postar dicas e conteúdos para nos ajudar nessa caminhada por uma vaga digna no serviço público. Contribua conosco, vamos nos unir, uma caminhada é sempre mais branda quando se está junto a alguém que tem as mesmas necessidades e expectativas que você.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O que as bancas querem de nós?!

O que as bancas responsáveis pela elaboração das provas de concurso público esperam de nós concursandos? Testar nossos conhecimentos ou simplesmente eliminar os candidatos desatentos?

Quem está acostumado a prestar concurso público já deve-se ter feito a pergunta acima, pois o que nós encontramos hoje em dia nas provas são pegadinhas e mais pegadinhas, questões elaboradas de tal forma a confundir o candidato, a questão abaixo da FGV - 2011 - SEFAZ-RJ - Auditor Fiscal da Receita Estadual é um verdadeiro texto, todas as alternativas estão praticamente corretas, com excessão da letra "e" que possui em seu conteúdo uma única frase incorreta, ou seja o candidato além de conhecimento deve ter muita atenção e paciência para responder corretamente a questões exaustivas como a questão abaixo.

Uma dica para não cair nas artimanhas das bancas é tentar identificar o seu estilo de prova respondendo a provas anteriores, além de estudar muuuiiito...

A respeito de estratégia organizacional, indicadores e qualidade, é INCORRETO afirmar que
  •   a) Existem três estratégias genéricas para tornar uma empresa mais competitiva: a diferenciação, a liderança de custo e a focalização. A Diferenciação é uma estratégia que procura tornar uma organização mais competitiva por meio do desenvolvimento de um produto que o cliente perceba como diferente dos demais produtos oferecidos pelos concorrentes. A Liderança de custo é uma estratégia que focaliza tornar uma organização mais competitiva por meio de produtos mais baratos do que os dos concorrentes. A Focalização (ou enfoque) é uma estratégia que procura tornar uma organização mais competitiva por concentrar-se em um particular e específico consumidor.
  •   b) Não raro, as pessoas confundem os termos eficiência, eficácia e efetividade. A eficácia consiste em fazer a coisa certa (não necessariamente da maneira certa). Assim, está relacionada ao grau de atingimento do objetivo. Se desejamos fazer algo (ser aprovados em um concurso público, por exemplo) e logramos êxito nesse projeto, somos eficazes. Dessa forma, evidencia o cumprimento da missão, chegar ao resultado desejado.
  • c) O conceito de eficiência relaciona-se com a maneira pela qual fazemos a coisa. É o como fazemos, o caminho, o método. No projeto de aprovação em um certame, se escolhermos corretamente o melhor material, a melhor equipe docente e estudarmos de forma proativa, provavelmente seremos aprovados em menos tempo. Aí está a eficiência: a economia de meios, o menor consumo de recursos dado um determinado grau de eficácia. Alguns autores associam o conceito de eficiência ao de economicidade, como sinônimos. Apesar de, em sentido lato, não haver diferenças, normalmente a economicidade está ligada ao menor consumo de recursos monetários (gastar-se menos). Em uma licitação, por exemplo, a evidência do cumprimento do princípio da economicidade previsto na Constituição da República se dá com a obtenção do menor preço na contratação de determinado produto ou serviço previamente determinado.
  • d) A efetividade ressalta o impacto, a medida em que o resultado almejado (e concretizado) mudou determinado panorama, cenário. Considerando a construção de escolas e o incremento no número de professores contratados, a efetividade evidenciará, por exemplo, de que maneira isso contribuiu para a redução do índice de analfabetismo (impacto). Nesse sentido, há autores que defendem que a efetividade decorre do alcance da eficácia e da eficiência, simultaneamente. Numa outra acepção, pode ser entendida, também, como satisfação do usuário. Na “ponta da linha”, a efetividade ocorre quando um produto ou serviço foi percebido pelo usuário como satisfatório. 
  • e) O benchmarking visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos, comparar as mesmas técnicas vigentes na empresa, focalizar, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudanças dentro da organização. A meta é definir objetivos de gestão e legitimá-los por meio de comparações externas. Uma das principais barreiras à adoção do benchmarking reside em convencer os administradores de que seus desempenhos podem ser melhorados e excedidos. Isso requer uma paciente abordagem e apresentação de evidências de melhores métodos utilizados por outras organizações. Por isso, não requer consenso e comprometimento das pessoas.

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